Auto sabotagem: aquela historia do “Eu mereço”

 

Oi gente tudo bom?

Hoje vou dar uma de psicologa e falar um pouco sobre a auto sabotagem. Isso pode acontecer em vários aspectos da sua vida, mas eu vou tentar dar uma focada na dieta. A gente sabe como é importante manter uma dieta saudável, mas nem sempre nossa cabeça está boa para lembrar disso, ai acabamos fazendo coisas sem pensar e depois nos sentimos culpados.

 

Pensa na seguinte situação: Você ta lá, firme e forte na dieta e de repente aparece aquele brigadeiro na sua frente. Puf, você já fica louca querendo comer, pensa na dieta, entra em conflito consigo mesma, cheira o docinho, pensa em quanto você tem malhado, começa a pensar em como seu dia foi difícil e busca qualquer motivo para poder comer. Ai você sempre encontra algum motivo para dizer: vou comer, eu mereço. Ai vira um:

 

  • Hoje é dia de comemeoração, eu mereço.
  • TIve um dia muito difícil, eu mereço.
  • Estou de TPM, eu mereço.
  • Mantive a dieta por 2 semanas, eu mereço.

 

Tudo se torna motivo. E não me entenda mal, você merece sim tudo que você quiser, mas não use isso como desculpa.

Eu acho que devemos viver em equilíbrio e que quebrar a dieta de vez em quando faz parte, mas não crie essa ideia de recompensa na sua cabeça, pois isso vai se tornar um habito e você sempre encontrará uma razão. E se você sempre acha motivo, sair da dieta começa a acontecer sempre e não só de vez em quando.

 
dieta-compulsao-alimentar-02
 

Então, tenha sua refeição livre, mas fique consciente que você está fazendo aquilo porque está com vontade e não vai se arrepender. Brigar com a própria mente é muito difícil e é comum confundir a sua vontade com ansiedade, então aqui estão algumas dicas para não perder o controle quando der de cara com as tentações:

 

  • Respire fundo, isso vai te deixar mais calma e a pensar com mais clareza.
  • Tome uma água.
  • Espere 5 minutos fazendo algo que goste – se for ansiedade, você vai esquecer ao se distrair com alguma outra atividade.
  • Pense no seu objetivo e no quanto falta para alcançá-lo.
  • Pense se tem algo que pode estar influenciando a sua decisão (TPM, estresse, cansaço, etc).

 

Depois de tudo isso, tome uma decisão consciente. Se você ainda estiver com vontade, coma um pedacinho, mas deixe claro que é por que você quer e não vai se sentir culpada. Se você tem que achar alguma desculpa para comer algo, é porque está se deixando levar pela ansiedade.

Você merece se sentir bem! Lembre-se sempre do porque você começou e não se deixe sabotar nos momentos difíceis! 😉

 

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Lou Caselli

Publicitária, criadora do blog Live' n Style, praticando equilíbrio, em busca de bem estar

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