Como diminuir a dor muscular

Lou Caselli

5 de maio de 2016

Fitness

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Oi gente, tudo bem?

 

Sabe aquela dor que a gente sente no dia seguinte do treino?

 

Aquela depois do agachamento que você não consegue sentar direito?

 

Aquela dor depois do treino de abdômen que você não consegue nem dar risada que sente?

 

Ela mesma, a dor muscular!

 

Muita gente já sentiu e tem dúvida sobre isso: se é normal, quanto tempo dura, como aliviar, etc.

 

Hoje vou falar um pouquinho sobre tudo isso,então continue lendo para saber o porque nós sentimos a dor muscular e como fazer para passar mais rápido.

 

O que é a dor muscular?

 

A dor muscular é uma inflamação causada por micro lesões nas fibras musculares, que depois serão reparadas pelo nosso organismo, deixando nossos músculos mais fortes e resistentes.

 

Por que ela acontece?

Normalmente essa dor acontece quando você pega muito pesado ou se muda o estimulo. Então é comum quando você muda o treino ou começa uma nova atividade.

Os que não tem costume de praticar atividades físicas sentem essa dor com mais facilidade pois não tem uma musculatura resistente.

 

Ai fica aquela dúvida: Então se eu não sentir dor quer dizer que não treinei direito?

 

Não, você não pode usar isso para medir sua eficiência. Como falei, nossos músculos vão ficando mais fortes, então se depois de alguns treinos com o mesmo estimulo, a dor continuar surgindo, temos que ver se não está pegando pesado demais.

 

Como evitar?

 

Em primeiro lugar, é importante você aquecer, ou seja, fazer 5 a 10 minutos de uma atividade mais leve antes do exercício (exemplos: caminhada, bike leve, fazer uma serie sem peso, etc).

Isso vai despertar os músculos e prepara-lo para uma atividade mais intensa. Em segundo lugar, você pode fazer o desaquecimento, que é a mesma coisa depois do treino.

Assim você solta um pouco os músculos que enrijeceram no exercício. É importante também alongar após o treino, mas sem exagerar, faça com calma para não causar nenhum estiramento.

 

Como tratar?

 

Essas dores normalmente somem em 2 ou 3 dias, mas tem algumas coisinhas que você pode fazer para aliviar e passar mais rápido.

Você pode colocar gelo para diminuir a inflamação e depois tomar um banho quente para relaxar a área afetada. Nos dias seguintes, alongue com cuidado os músculos afetados.

Apesar de parecer estranho, continuar praticando atividades físicas pode ajudar muito a diminuir a duração da dor, pois estimulam o fluxo sanguíneo e evitam que o enrijecimento muscular.

Então não fique de molho e vá treinar, mas lembre que você deve pegar mais leve. Em ultimo caso, para dores muito intensas, você pode recorrer a um relaxante muscular.

 

Aí, a próxima vez que tiver essa dor, não se preocupa, é só uma adaptação. Quanto mais você praticar, melhor vai ficar! 😉

 

E você? Sente muita dor depois do treino? O que você faz para passar? Comenta aqui embaixo!

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Lou Caselli

Publicitária, criadora do blog Live' n Style, praticando equilíbrio, em busca de bem estar

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