Saiba como manter a motivação para treinar e nunca mais desista da academia

Lou Caselli

25 de agosto de 2016

Fitness

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Sabe aquela pessoa que começa a ir na academia, mas em pouco tempo perde a motivação para treinar e para? Você com certeza já viu alguém assim ou até se identificou com a situação né?

 

Você começa toda animada, compra roupas, paga o plano semestral da academia, mas aí passam umas semaninhas…

 

Ai começa “ai acho que não vou hoje, fui certinho durante 3 semanas, então hoje eu não vou”. MAS PORQUE ISSO?

 

Justamente, você foi certinho por 3 semanas, o que mudou para não ir hoje?

 

O que mudou foi a motivação.

 

Se manter motivado não é fácil, uma hora ou outra a sua cabeça vai tentar te vencer. Vão surgir muitos pensamentos do tipo:

 

Porque eu to fazendo isso mesmo?

Eu não sei se precisa de tudo isso..

Será que vale todo o esforço?

 

Mas vale todo o esforço sim e no fundo você sabe disso.

 

Então continue lendo esse post para entender um pouco mais sobre como se manter motivado e não desistir da academia.

 

O que é motivação


Se você quer se manter motivado, primeiro você tem que entender o que é isso.

 

Na minha opinião existem dois tipos de motivação:

 

1.A primeira é mais racional, nada mais é do que o porque. O motivo pelo qual você está fazendo aquilo.

No caso da academia, pode-se dizer que é para ficar em forma, ter mais disposição, melhorar a saúde e muitas outras possibilidades.

 

2.A segunda é o que mexe com a sua emoção, uma força que pode vir inúmeras formas para te fazer continuar.

É aquilo que independente de qualquer condição, te faz levantar da cama.

 

Cada pessoa pode se motivar e desmotivar. Existem pessoas que tem uma chama, que é difícil de ser apagada, pode acontecer tudo com a pessoa e ela ta lá, firme e forte.

 

Normalmente essas são as pessoas mais sonhadoras… Por que motivação também é sonhar, sonhar e acreditar.

 

Mas é acreditar mesmo. Pode ser meio cliche, mas a verdade é que você pode tudo se quiser.

 

Então a primeira dica para você é pensar que você consegue. Toda vez que pensar “Mas eu não consigo” grite na sua cabeça “Consigo sim!“.

 

Antes de sair de casa, começou a pensar em desistir, grita “EU VOU“!

 

Ta na ultima serie do exercicio, no limite, faltam 3 repetiçoes e você começa a pensar “Não vai dar” grita “VAI DAR SIM, TA TRANQUILO!“. Você vai ver que vai ficar até mais fácil, hahahaha.

 

Parece estranho, mas juro que funciona. O pensamento positivo tem mais poder do que você imagina. Tenta essa tática e me conta o que você achou nos comentários.

 

Dicas práticas para se manter motivado


Agora que você já sabe o que é motivação e entendeu a dica mais importante para aplicar em tudo o que você fizer, vamos falar de algumas coisinhas que podem te ajudar a manter o pique e não desistir.

 

Defina uma rotina e não saia dela

Escolha os dias que pretende treinar e não falte de jeito nenhum. Faça uma meta, mesmo que seja pequena, como 1h de terça e quinta, mas cumpra.

 

Não é que um dia vai fazer você perder o que já ganhou, mas é que se você faltar um unico dia, já vai ser muito mais fácil de faltar no outro.

 

A gente pensa muito, pensa em muita coisa que não precisa. Então, tenta não pensar e vai na inercia. Se você pensar, certeza que vai achar motivo para não fazer, então só vai.

 

Mude seu treino

 

Se você fizer sempre a mesma coisa, vai se cansar logo. Então, para não enjoar tente fazer 2 ou 3 tipos de treino e intercalar durante os dias.

 

Você também pode fazer modalidades diferentes como dança, musculação, natação, etc.

 

Seja competitivo

Nada melhor para a motivação do que um belo desafio certo? Então faça competições consigo mesmo e tente se superar.

 

Se você correu 10 minutos no dia anterior, tente fazer 15. Se você agachou menos que 90* no dia anterior, tente mais hoje.

 

Cada pequeno resultado que você conquistar vai te motivar mais e vai ficar mais fácil de continuar.

 

Escute as musicas certas

 

Captura de Tela 2016-03-05 às 17.36.23

 

A musica mexe com a gente. É cientificamente provado que o tipo de musica que você escuta influencia muito no que você faz.

 

No treino não é diferente e por isso é preciso escolher a playlist certa para que você saia da academia suando e não chorando.

 

Escolha musicas agitadas e de batidas rápidas e fortes. Tem várias playlists no Spotify e Superplayer justamente para esse objetivo.

 

Na hora que vier a parte mais animada da música, dê um gáz no exercício que estiver fazendo.

 

Leve um amigo

Se você faz um compromisso com alguém, é muito mais difícil de faltar.

 

Além disso vocês podem fazer exercícios em dupla, conversar fazendo aeróbico e se cobrarem para fazer direitinho.

 

Você pode criar um grupo no whatsapp de pessoas que estão nessa vibe para vocês se ajudarem.

 

Acompanhe seu resultado

 

Captura de Tela 2016-03-05 às 17.27.02

 

Tire fotos sempre, mas principalmente no início. Se você puder tirar suas medidas também, é melhor ainda.

 

Muitas vezes não percebemos o quanto já melhoramos e isso pode ajudar muito a ver seus resultados.

 

O melhor é que a cada conquista você se sente mais motivada a continuar!

 

Siga pessoas que te inspiram

 

camila guper

 

No Facebook, Instagram ou em outras redes sociais acompanhe as pessoas que já tem esse estilo de vida, que tem o corpo que você admira ou que te motivam.

 

Essa da foto é a Camila Guper, a minha musa e inspiração. Estou sempre de olho no perfil dela, acho o corpo dela incrível e ela sempre tem coisas positivas para dizer.

 

Além disso, cerque-se de pessoas que te dão força e energia positiva. Evite os reclamões e aqueles que só desmotivam e falam para você desistir.

 

Depende de você


Vão ter dias que você vai pensar em desistir, mas agora você já sabe exatamente como combater os dias de desanimo: Não pense, só vai e se pensar, grita na sua cabeça que você consegue.

 

Essas dicas vão te ajudar no dia a dia, mas, como já falamos, tudo começa com você. Encontre seu motivo e explore a sua emoção.

 

Descubra o que te poe pra cima e descarte o que te desmotiva. Compartilhe coisas boas e peça ajuda onde você tem dificuldade.

 

Lembre-se sempre do motivo de você ter começado. Não jogue seu esforço fora, levante a cabeça e siga em frente. No dia seguinte você vai agradecer por ter continuado.

 

O que achou das dicas? Tem alguma outra que você gostaria de passar? Comenta aqui embaixo!

 

Compartilhe com seus amigos para que eles não desistam da academia e tenham uma vida mais saudável! 😉

 


 

Lou Caselli

Publicitária, criadora do blog Live' n Style, praticando equilíbrio, em busca de bem estar

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