Como variar nas compras de mercado

 

E ai gente? Tudo bom?

Quando a gente vai no mercado existem opções demais de coisas para comprar e nunca sabemos direito o que pegar para utilizar nas receitas né? Ai quando você quer fazer algo diferente, nunca tem os ingredientes e todo dia acaba ficando com o básico. Aqui tem algumas dicas para você dar uma variada! 😉

 

Em primeiro lugar queria ressaltar que existem vários lugares para cada tipo de compras como supermercados, hortifruttis, feiras, açougues, etc. Isso é importante pois altera a qualidade e preço dos produtos. Então as vezes vale a pena fazer compras separadas.

 

Por falta de tempo e por achar mais econômico, eu normalmente faço compra de mês, mas você pode ir com a frequência que preferir! Para isso, você precisa se organizar, então:

 

  • Antes de sair de casa, veja tudo o que tem nos armários e o que está faltando.
  • Faça uma lista dos itens que não podem faltar
  • Uma opção é montar um cardápio semanal, assim você sabe exatamente tudo o que vai precisar.
  • Passe por todos os corredores do mercado (você vai se surpreender com os produtos que vai encontrar)
  • Sempre olhe os preços – as vezes a gente vê algo que gosta e logo coloca no carrinho, mas quando chega no caixa, percebe que o valor está altíssimo.
  • Olhe sempre os rótulos – tome cuidado com as enganações de produtos que dizem ser saudáveis, mas que tem muitos ingredientes ruins. Nesse post eu explico como fazer isso.
  • Não vá para o mercado com fome
  • Sempre olhe as promoção (principalmente para os produtos mais duráveis), mas pense na qualidade e não compre apenas pelo preço.

 
rotulo
 

Quanto comprar?

Um dos principais pontos para se pensar é a durabilidade dos alimentos. Isso vai definir a quantidade que você pode comprar. Então se o arroz tem validade de 2 anos por exemplo e você usa 1kg de arroz por semana, vale a pena pegar uma quantidade maior para não ter que repor por algum tempo. Mas tenha muita consciência para evitar desperdícios.

Alguns alimentos bons para fazer estoque: azeite, arroz, feijão, mostarda, café, etc.

Alimentos menos duráveis: frutas, legumes, iogurtes, cogumelos, ovos, etc.

 

Frutas e legumes

As frutas e legumes tem uma duração menor, quanto mais frescas melhor. Algumas dicas para diminuir suas idas ao mercado é tentar pensar em quando você pretende consumi-los. Por exemplo, se você vai comer na mesma semana, pegue a fruta mais madura, se vai comer só em 1 ou 2 semanas, opte pela fruta mais verde, pois até você consumir, ela já terá amadurecido. Você pode dividir, levar 1 maduro e 2 verdes por exemplo.

Para escolher, cada fruta tem a sua peculiaridade, mas o meio mais confiável é avaliar a aparência, você geralmente acerta com as mais brilhantes. Tente ver se a casca não tem nenhum machucado, se não está amassada, com furinhos e se realmente parece apetitosa.

Não se esqueça de lavar tudo com uma colher de sopa de vinagre quando chegar em casa.

 
legumes_mercado
 

Alimentos coringa

Existem alimentos são bons para usar em vários tipos de preparações como omeletes, molhos, saladas, etc. Alguns exemplos são cenoura ralada, tomate picadinho, alho poro picado, cebola picada, pimentão picado, alho picado, etc (tipo a mesa de ingredientes do spoleto, sabe? hahahahahaha). Então você não vai ter problemas de estragarem por falta de uso. Depois que chegar no mercado, ou no final de semana, já deixe tudo isso pronto para usar na geladeira.

 

Temperos para sempre ter em casa

Eles dão um tcham a mais em tudo que você faz, acrescentam sabor e aroma, valorizando o ingrediente principal, então use e abuse deles!

Minha sugestão é comprar alguns diferentes e experimentar. Algumas boas apostas são:

 

  • Açafrão – Eu acho ele sucesso e adoro colocar nas minhas receitas como no frango, omelete, molhos, etc.
  • Alecrim – Com um cheiro bem forte, ele é bom para ser usado em carnes assadas, peixes e pães.
  • Canela – Eu sou suspeita pra falar, porque eu sou a doida da canela. Ela tem um sabor doce e como com frutas, no café, no peixe (parece estranho, mas é muito bom), no mingau, etc.
  • Gengibre em pó – ele é bem específico e dá aquele toque picante e exótico nas receitas. Pode ser usado em receitas doces (biscoitos, bolinhos, etc) ou salgadas (no peixe, no frango, nos legumes, etc).
  • Manjericão – Um dos meus preferidos, é muito bom para molhos, cremes, pastas e tortas.
  • Oregano – tem um sabor bem forte, mas eu gosto e acabo usando em quase todas as receitas salgadas.
  • Pimenta caiena – ela é bem ardida, então cuidado para usar.
  • Pimenta do reino preto – um mega coringa também, ela tem uma picancia mais suave e tem o papel de realçar o sabor das preparações.

 
tempero-temperos-spice-spices

 

Cada um tem o seu gosto e as compras de cada uma vai ser diferente, mas para não entrar na onda de sempre comer as mesmas coisas, por que não tenta, toda vez que for no mercado, pegar algo novo para experimentar? Escolha no mercado e depois busque receitas em que pode usar esse ingrediente, ou até coma puro! 😉

 

E como são as suas compras de mercado? Você vai toda semana ou faz mensalmente? Comenta aqui embaixo pra gente saber!

E se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos pra eles também não ficarem só comendo a mesma coisa!


 

Lou Caselli

Publicitária, criadora do blog Live' n Style, praticando equilíbrio, em busca de bem estar

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