O básico de uma alimentação saudável

Lou Caselli

3 de março de 2016

Nutrição

Para ter uma vida saudável, além dos exercícios físicos, é preciso saber balancear a alimentação. Quem pensa que vai passar fome, pode esquecer! A questão é comer com prazer, consciência e moderação.

E é engraçado como vemos os benefícios rápido. Sentimos mais disposição, a pele e o cabelo melhoram, o desejo inexplicável por doces diminui, dormimos melhor e muito mais! Esses são os primeiros passos para melhorar a sua alimentação:

1.     Comer de 3 em 3 horas – Se você fica mais de três horas sem comer, seu metabolismo entende que você não está recebendo energia e por isso desacelera para economizar energia. Comendo pequenas porções de 3 em 3 horas, você mantêm seu metabolismo acelerado (sempre gastando) e evita ficar com muita fome e se empanturrar nas refeições.

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2.     Beber muita agua – A água também acelera o metabolismo, ainda mais se for gelada, pois o corpo gasta para adaptar sua temperatura até a mesma do seu corpo. Ela limpa seu organismo, elimina toxinas, desincha, melhora sua pele e muito mais.

3.     Evitar doces, frituras e alimentos gordurosos – todos sabemos quais são eles, e sabemos que não nos fazem bem, então, evite consumi-los no seu dia a dia.

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4.     Evite refrigerantes e bebidas cheias de açúcar –mesma regra dos doces e frituras! As bebidas industrializadas normalmente possuem quantidades altíssimas de açúcar, sódio e conservantes.

5.     Troque as massas de farinha branca pelos integrais – eles podem até ser mais calóricos as vezes, mas tem muito mais valor nutricional. Têm fibras, por isso tem digestão mais lenta, o que aumenta a sensação de saciedade e evita picos de açúcar no sangue.

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6.     Coma devagar – O cérebro demora cerca de 20 minutos para receber a mensagem de que está satisfeito, por isso, se você come muito rápido, não dá tempo ao seu cérebro entender que você já comeu o suficiente e por isso acaba consumindo além da conta. Comer devagar também evita gases e ajuda na digestão, pois a mastigação é mais eficiente.

7.     Tenha sempre um lanchinho saudável na bolsa – Pensando que você precisa comer de 3 em 3 horas e nem todos os lugares possuem opções saudáveis e rápidas, tenha sempre um lanchinho: frutas, castanhas, biscoitos integrais, etc.

8.     Coloque menos sal na comida – O sódio deixa seu corpo inchado além de possuir muitos outros malefícios, como aumento do colesterol, pressão alta, etc.

Adotando essas medidas por um curto período, você já verá os benefícios! Por que não faz um teste? E depois que ver os resultados terá mais motivação para continuar! ;*

Lou Caselli

Publicitária, criadora do blog Live' n Style, praticando equilíbrio, em busca de bem estar

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