Primeiro dia na academia – 9 dicas para garantir uma boa experiência

Lou Caselli

24 de março de 2016

Fitness

4 Comments

Oi gente, tudo bom?

Na primeira vez que a gente chega na academia, parece que estamos entrando em um outro mundo. Tudo muito novo e você não tem ideia de por onde começar. Fique tranquilo, logo você vai se acostumar e fazer parte também. Essas dicas são para você aproveitar ao máximo esse primeiro treino:

 

1. Converse com o seu instrutor – fale do seu objetivo, seja ele emagrecimento, ganhar massa ou qualquer outro. Conte de lesões ou restrições que você tem, da sua rotina e da sua alimentação. Não tenha medo de abrir seu coração, quanto mais informações ele tiver, mais fácil será de montar um treino que você goste e traga resultados.

 

instrutor-academia

 

2. Não pergunte em quanto tempo você vai alcançar o seu objetivo – isso vai depender exclusivamente de você, da sua dedicação, dieta, rotina, etc. Cada corpo é um corpo e não tem como saber como o seu irá reagir.

3. Alongue e aqueça – para evitar lesões, antes de começar, alongue e faça 10 minutos de uma atividade leve como caminhar ou pedalar.

 

alongamento academia

 

4. Faça com vontade – Se você está ali, dê o seu melhor. Nada de fazer o exercício com cara de bunda. Concentre-se, use toda sua força e não desista (nem nas ultimas repetições).

5. Se sentir dor, pare – Fale com o instrutor que estiver te acompanhando onde é a dor, pode ser uma “dor” normal pelo estimulo, você pode estar fazendo errado ou pode ser que aquele não seja o exercício mais adequado para você.

6. Se não está gostando, fale – Se depois de algumas tentativas você não estiver se sentindo confortável com o exercício, peça para o instrutor mudar (exemplo, um exercício para pernas que você sente forçar muito a lombar). Existem vários exercícios que estimulam uma mesma musculatura, então troque para um que seja bom para você.

 

elevaçao de quadril

 

7. Não deixe o exercício fácil – para conseguir seus resultados, não se engane, se não estiver sentindo nenhuma musculatura, aumente a carga ou as repetições (pergunte para o instrutor o que é melhor).

8. Não se intimide pelas pessoas que fazem a mais tempo – todos começaram de algum lugar, não ache que as pessoas estão te olhando estranho por estar começando.

9. Você vai se sentir dolorido – mesmo com o alongamento, existe uma grande chance de sentir dor no dia seguinte. É normal, seu corpo não está acostumado com esse tipo de estimulo, mas isso melhora com o tempo. Alias, a dor passa mais rápido se você continuar praticando atividades nos dias seguintes, então não adianta usar essa desculpa para faltar.

 

Você vai sobreviver ao primeiro, ao segundo, ao terceiro e a todos treinos. A primeira vez que fazemos alguma coisa, nunca é fácil, mas voltamos até que um dia se torna normal.

 

Veja também 10 erros de musculação que você não deve cometer!

 

E você? Como foi o seu primeiro dia na academia? Comenta aqui embaixo!

 

Se você gostou das dicas, compartilhe para ajudar seus amigos que ainda vão ter seu primeiro treino! 😉


Lou Caselli

Publicitária, criadora do blog Live' n Style, praticando equilíbrio, em busca de bem estar

Related Posts

Dia do lixo: tudo o que você precisa saber para quebrar a sua dieta direito

Lou Caselli

18 de dezembro de 2016

Fitness, Nutrição

No Comment

Oi gente, tudo bom?   Como vocês sabem uns anos atrás, quando eu comecei a fazer musculação, eu mudei meus hábitos alimentares (se você não sabe como foi, clica aqui!).   Hoje eu tenho uma rotina de treino aliada com uma alimentação saudável, e como eu gosto de falar, eu vivo em dieta.   Eu tento fazer as melhores escolhas todos os dias, mas isso não quer dizer que eu não quebre a minha dieta.   Alias, as vezes é bom quebrar a dieta! Esse é o famoso dia do lixo (ou dia livre, refeição de gala, ou o que preferir) e é dele que vamos falar hoje!   Vou tirar todas as dúvidas que você tem sobre ele e tentar simplificar ao máximo para que você possa aproveitar seu dia do lixo a vontade!   Então continue lendo para saber porque e como você deve fazer o seu dia do lixo para não avacalhar com os seus resultados.   O que é o dia do lixo?     Bom, vamos começar então entendendo o que é o dia do lixo exatamente.   A primeira coisa é que esse nome é um pouco errado, porque na verdade não se trata de um dia do lixo e sim de uma refeição do lixo.   É um dia em que você sai da sua dieta, ou seja, você pode comer tudo que tiver vontade, seja doce, fritura, massa, ou o que for.   Tá, mas como isso vai ajudar na sua dieta né? Calma, que a gente chega lá!   Porque fazer o dia do lixo?   Ninguém tá maluco aqui não! Tem um motivo para a gente fazer isso e que você vai adorar.   Eu não sou especialista e vou explicar da forma mais simples, tá?   Quando a gente faz dieta, no início a gente perde bastante peso e depois de um tempo dá uma estagnada né?   Isso acontece porque o seu corpo começa a perceber que está recebendo menos energia (porque você está comendo menos ou melhor) e entra em estado de alerta.   Ele entende que como ele não está mais recebendo tanta energia, para sobreviver ele tem que parar de queimar gordura (que é a sua reserva de energia).   É aí que o dia do lixo entra, pra dar uma enganada no corpo!   Você come essas coisas mais calóricas e deixa ele achando que tá tudo bem, para ele não estagnar e pra você continuar perdendo gordura, entendeu?   Além disso, o dia do lixo serve para você manter o equilíbrio na sua vida.   Porque por mais que a gente goste de ter uma vida saudável, a gente também tem vontade de comer coisas fora da dieta.   Mas vamos lá, a gente precisa de bom senso, então vamos entender como fazer isso direto.   Como fazer o dia do lixo?     Que pergunta né? Essa parte é fácil, só comer o que der vontade ué!   Então, não é bem […]

Read More

The Color Run

Lou Caselli

23 de outubro de 2016

Fitness, Lugares, Outros

No Comment

Gente, hoje fui na color run e foi sensacional!   Não sei se vocês conhecem, mas vale muito a pena!   São só 5 km, mas você não precisa nem correr, pode ir caminhando!   O que vale é a brincadeira! Eu não tenho muita resistência, corri só algumas partes, mas foi muito divertido!   Paguei R$ 100,00 na inscrição e não acho que foi caro considerando a estrutura do evento e o kit que recebi.   O kit básico: Camiseta / Bandana / Color Powder / Medalha / Bag / Tattoo Removível A cada 1km tem as color zones em que jogam um pozinho colorido na gente!   O pózinho não é tóxico, então não tem problema, pode aproveitar sem se preocupar!   Depois da corrida tem uma área com um palco, aula de zumba, muita música e onde tem ainda mais pózinho colorido! Lá você ganha vários brindes também como iogurte, suquinho, skittles, etc.   Tem vestiário para você trocar de roupa, guarda volumes, lojinhas, banheiros e uma estrutura completa.   De verdade, foi incrível! Energia muito boa!   Com certeza vou participar das próximas!   Esse é o site deles: http://www.ticketagora.com.br/Evento/3352/The-Color-Run–2-Etapa.aspx#apresentação   Olha só o vídeo da primeira etapa! 😉 E você? Já participou? O que você achou? Comenta aqui embaixo! 😉   Relacionado

Read More